28 setembro 2013

MAQUIAGEM NA PRÁTICA

Aprender a se maquiar é uma questão de treino. Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Algumas dicas e técnicas, porém, são fundamentais para produzir qualquer make - do mais básico ao mais sofisticado.

TENHA TUDO À MÃO

Para não perder tempo na hora de se maquiar, revirando a frasqueira em busca daquela máscara para cílios ou daquele batom (a gente sempre encontra o que não está procurando!), o jeito é se organizar. Providencie uma frasqueira grande o suficiente para guardar todos os cosméticos e acessórios.

Dê preferência aos modelos com divisórias.
Em seguida, avalie o que tem atualmente e, mais abaixo, descubra o que será preciso pra adquirir. Mas atenção: não compre cosméticos quando estiver com presa e não leve nada sem experimentar, para não correr o risco de comprar tons que não combinem com sua pele.
Guarde a frasqueira em um lugar fresco e seco. Não caia na tentação de guarda-la no banheiro. O vapor do chuveiro pode danificar produtos e pinceis, diminuindo a vida útil do seu arsenal de beleza. 

O QUE NÃO PODE FALTAR

Quando se pensa em maquiagem, logo vem à mente batons, sombras, rímel e blush deslumbrantes. Mas uma boa frasqueira começa com acessórios simples, básicos, mas que não podem faltar. São eles:

 demaquilante;
 hastes flexíveis, como cotonetes;
 pinça e tesourinha;
 apontador próprio para lápis de maquiagem;
 curvador de cílios;
 lenços de papel;
 pinceis. 

 Demaquilante:

Pode parecer estranho começar uma frasqueira de maquiagem justamente com um demaquilante! Mas não se deixe enganar: esse produto não serve apenas para retirar a maquiagem antes de dormir. Na hora de fazer o make, ele é mais do que útil. Se você borrar a mascara para cílios, esqueça a água e o sabonete, principalmente se o cosmético for a prova de água.
Além de mais eficiente, o demaquilante resolve o problema em segundos, sem que você precise refazer toda a maquiagem. Existem vários tipos de demaquilante no mercado; para mascaras à prova de água e batons de longa duração, opte pelos bifásicos; peles secas se dão melhor com as versões leitosas, enquanto as oleosas preferem as formulas aquosas ou em gel.

Para aplicar o demaquilante, use esponjas próprias para maquiagem ou algodão.

 Hastes Flexíveis:

Tenha sempre à mão na hora de se maquiar. As hastes flexíveis ajudam nos retoques mais delicados, como borrões de mascaras ou de delineador. Basta umedecer a ponta com o demaquilante e, depois refazer os contornos.
Outra boa função das hastes é remover borrões de batom: aplique um pouco de base liquida na ponta e disfarce o borrão em volta da boca, sem precisar remover todo o batom. 

 Pinça e Tesourinha:



Sobrancelhas mal delineadas arrasam qualquer make. Por isso, jamais dispense a pinça. Existem vários tipos no mercado, Mas há três modelos principais.






 A RETA: é ideal para remover fios médios e longos. Menos precisa, deve ser usada com cautela, para não correr o risco de remover mais fios do que o necessário, provocando uma pequena tragédia; 








 A DIAGONAL: com lâmina inclinada, é indicada para a remoção de fios médios e curtos, e ainda ajuda a delinear o formato das sobrancelhas;





• A DE PONTA FINA: própria para os fios muito curtos, é bem precisa, arranca pequenos pelinhos, um a um. Se você tem sobrancelhas muito finas e de formato delicado, essa é a melhor opção









Além da pinça, mantenha na frasqueira uma tesourinha de ponta fina para igualar os pelos na parte superior

 Apontador para Lápis de Maquiagem:

Lápis mal apontados podem ferir a pele fina das pálpebras ou dos lábios, sem cortar que certamente vão lhe render um traço nada bonito. Opte pelos modelos "dois em um", que também têm apontador para batom em lápis. E nem pense em usar apontadores escolares! Apesar da semelhança, eles não foram feitos para apontar materiais com a textura dos lápis de maquiagem. Por isso, em vez de apontar, podem danificar o produto. 

 Curvador de Cílios:

Também  conhecido como curvex, é indispensável para dar volume aos cílios. Apesar do aspecto meio torturante, tornando a maquiagem dos olhos deslumbrante. Não tenha medo de experimentar!

 Lenços de Papel e Algodão:

Acredite: você vai precisar deles quando menos esperar!
Os lenços de papel são uteis para:

 remover cosméticos;
 eliminar o brilho extra;
 limpar e higienizar pinceis. 

O algodão, que pode ser adquirido em bolas ou discos, é para remover cosméticos e, geral, mais pratico quando se usa o demaquilante. 
Para exterminar o brilho excessivo e limpar pinceis, dê preferencia aos lenços, pois o algodão tende a soltar fiapos.

 Pinceis: eles fazem a diferença!

Para dar um acabamento perfeito ao seu make, nada como usar pinceis adequados para cada cosmético. Opte por pinceis macios, que não "espetem" e, se possível, invista nos modelos de cerdas naturais. Se existe um item da frasqueira com o qual você não deve economizar, com certeza são os pinceis.
Quanto mais qualidade, maior durabilidade. No entanto, lembre-se de que é preciso cuidar dos pinceis para manter sua vida útil.





 ~> Pincel para póescolha um bem fofo, ou seja, com muitas cerdas, para que o produto seja distribuído uniformemente.   









~> Pincel para base: não deixe de ter. É um curinga. Os maiores funcionam bem nas maçãs do rosto, e os menores, na área dos olhos.







~>  Pincel para blush: pouco menor que o pincel para pó, garante cobertura controlada. Se quiser economizar no inicio, dá para substituir pelo pincel para pó, mas precisa ter cautela, para não exagerar na quantidade. 







~> Pincel para delineador: ajuda a aplicar o produto nos cílios superiores. 












~> Pincel para aplicar sombra: conhecido também como "língua de gato", garante controle e boa cobertura.










Existem produtos específicos para limpar pinceis, mas você também pode usar lenços de papel umedecido em uma solução de água filtrada com sabonete liquido neutro.
Não é necessário higienizar os pinceis sempre que usa-los, mas não deixe de fazer isso pelo menos uma vez por semana ou, no máximo, a cada 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Jéssica Zucatelly - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Tatiana Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo